2017+ Chrysler Pacifica Minivan Forums banner

Como desligo a luz de aviso no meu sistema Auto Stop/Start?

4 reading
84K views 29 replies 15 participants last post by  peterweb  
#1 ·
Eu também tive problemas com a minha bateria auxiliar no meu Chrysler Pacifica 2018. Nós não gostamos da função stop/start e, honestamente, raramente estamos em uma cidade onde ela precisaria funcionar, de qualquer maneira (90% de condução em rodovias). Ao procurar ajuda do nosso revendedor, ele explicou que, como ela estava desligada o tempo todo, a bateria nunca teve a oportunidade de recarregar e, por isso, morreu. Eles queriam $290 pela bateria mais a mão de obra para trocá-la, e minha garantia estendida não cobria baterias. Então fomos para casa e a substituímos por $151. Depois que a bateria nova foi instalada, a luz de advertência não se apagou. Então, dirigi os 45 milhas de volta para o meu revendedor, perguntei a eles se eles poderiam desligá-la. Eles disseram que a bateria teria que "aprender" a se carregar e que começaria a funcionar novamente em breve. Quando isso acontecesse, a luz se apagaria sozinha. 200 milhas depois, a luz ainda está acesa, e eu tenho medo de ter desperdiçado o dinheiro na minha nova bateria auxiliar. Alguém pode me dizer se a luz de advertência deles permaneceu acesa após a instalação da bateria nova e se ela REALMENTE aprendeu a se recarregar?

#3 ·
Verifique outros tópicos (pesquise por IBS). Existe algo chamado Sensor Inteligente de Bateria (?) que os monitora. Não está claro para mim se ICE e híbridos os têm. Em qualquer caso, talvez a loja que substituiu a bateria não a tenha reiniciado ou reconectado corretamente.

Este sistema pode causar muitos problemas. Este tópico (veja a postagem 41 em https://www.pacificaforums.com/threads/ess-battery-charging.31458/page-3#post-527687) também indica que uma bateria principal com defeito também pode criar problemas - algo que vemos muito. Tanto isso quanto o tópico abaixo indicam para mim que substituir a bateria não é uma tarefa casual de faça você mesmo.

Esta é uma postagem de amostra de outro tópico: (postagem 211) Este link deve levá-lo perto dele.

Isso é verdade, o sistema de bateria Infernal arruinou muitos DIYs e causou novos problemas e despesas extras.

A BMW não tolera mão de obra desinformada e tem muitas “armadilhas” para o DIYer que na verdade tem sido uma prática normal nos últimos 100 anos - Stems from asking why are we still doing things the same old way?.. it’s 100year old knowledge after all.

A codificação define a taxa de carga do alternador e as tensões máximas. E à medida que uma bateria envelhece, sua química muda e é adaptada pelo sistema de carga. Uma bateria de 10 anos não aceitará 100% da corrente de carga que tinha quando nova e acelerará a deterioração sobrecarregando-a.

Uma bateria nova sendo tratada como uma bateria de 10 anos a abusará por subcarga e causará danos por sulfatação.

A codificação é fundamental para combinar a saída do alternador com a aceitação da corrente da bateria. Um pequeno 60aH será sobrecarregado se estiver definido para 105aH porque a bateria não aceitará a corrente fornecida e cozinhará a bateria.

O marcador AGM/não AGM altera seus parâmetros de envelhecimento e tensões de carga a frio. As baterias inundadas são capazes de lidar com 16v frio, mas AGM o limita a 15v.

Faz sentido, mas não ajuda se você não tiver as ferramentas. Mas TBH você pode simplesmente baixar um aplicativo OBD baseado em telefone que pode redefinir essas coisas e não é “apenas para revendedores”.

Só precisa saber disso, ou você está ferrado! Assim como muitas inovações da BMW.

---------
Boa sorte. É interessante que seu revendedor tenha a bateria em estoque. Há muitas postagens sobre problemas de fornecimento.

• Like
Reactions: 11B-33T and Bond007
#4 ·
Eu estava procurando um bom leitor ODB que fosse Bluetooth e que funcionasse no iPhone / iPad, mas não encontrei muita coisa, então comprei o leitor BlueDriver odb por US$ 99 e estou muito feliz com ele. Posso escanear e redefinir muito mais coisas com ele do que com um leitor barato.

"Compre bem ou compre duas vezes, compre uma vez chore uma vez", como dizem.

#6 ·
A única maneira de desligar o aviso é corrigir o problema. Acabámos de começar a receber as mensagens de Start Stop indisponível/Serviço Start Stop. Consegui obter os seguintes códigos de problemas armazenados:

U0418 - Dados Implausíveis Recebidos do Módulo de Controlo do Sistema de Travagem 1
U0432 - Dados Inválidos Recebidos do Módulo do Sensor de Aceleração Multi-Eixos
P00FD - Bateria -B- Estado de Carga de Desempenho

Encontrei um TSB que menciona uma atualização da PCM que aborda múltiplos problemas (alguns dos quais estão relacionados com o ESS) e contém os códigos que estou a receber. Suspeito que o OP possa estar a ter um problema semelhante. A correção, de acordo com o TSB, é atualizar o software mais recente para o PCM. Planeio levar a carrinha de volta à concessionária no final desta semana para a mandar reparar. A nossa carrinha está quase fora da garantia, por isso espero que eles façam a correção de boa fé ou me cobrem uma taxa com desconto para aplicar a atualização.

NÚMERO: 18-001-19 REV. C
GRUPO: 18 - Desempenho do Veículo
DATA: 12 de junho de 2019
Este boletim é fornecido apenas como informação técnica e não é uma autorização para reparação. Nenhuma parte desta publicação pode ser reproduzida, armazenada num sistema de recuperação ou transmitida, de qualquer forma ou por qualquer meio, eletrónico, mecânico, fotocópia ou outro, sem permissão escrita da FCA US LLC. Este boletim substitui o Boletim de Serviço 18-001-19 REV. B, datado de 01 de maio de 2019, que deve ser removido dos seus ficheiros. Todas as revisões são destacadas com asteriscos e incluem sintoma/condição adicional, novo número RRT, Inspeção e LOP. Este Boletim de Serviço também está a ser lançado como Rapid Response Transmittal (RRT) 19-043, datado de 12 de junho de 2019. Todos os VIN RRT aplicáveis, Vendidos e Não Vendidos, foram carregados. Para verificar se esta ação de serviço RRT é aplicável ao veículo, use VIP ou execute uma pesquisa VIN em DealerCONNECT/Service Library. Todas as reparações são reembolsáveis ​​nos termos da garantia.

ASSUNTO: Flash: Atualizações do Módulo de Controlo do Motor (PCM)
VISÃO GERAL: Este boletim envolve a reprogramação do PCM com o software mais recente disponível.
MODELOS: 2018 (RU) Chrysler Pacifica
NOTA: Este boletim aplica-se a veículos nos seguintes mercados/países: América do Norte, LATAM, EMEA e APAC.
NOTA: Este boletim aplica-se a veículos equipados com um Motor V6 24V VVT de 3,6L Upg I W/ESS (Código de Vendas ERC) ou com um Motor V6 24V VVT de 3,6L (Código de Vendas ERF).
SINTOMA/CONDIÇÃO: Os clientes podem sentir uma iluminação da Lâmpada Indicadora de Mau Funcionamento (MIL). Após investigação adicional, um técnico pode encontrar um ou mais dos seguintes DTCs definidos:

• P06E9 - Desempenho do Arranque do Motor.
• U0418 - Dados Implausíveis Recebidos do Módulo de Controlo do Sistema de Travagem 1.
• U0432 - Dados Inválidos Recebidos do Módulo do Sensor de Aceleração Multi-Eixos.
• P06EF - Desempenho de Reinício do Motor. A atualização do software ajudará a reduzir o tempo de manivela do motor, definindo um P06EF falso.
• P00FD - Bateria -B- Estado de Carga de Desempenho.
• C2222-68 - Desligamento Incorreto - Informações do Evento.
• P0607-00 - Desempenho Interno da ECU - ESM.
• U0402-00 - Dados Implausíveis Recebidos do TCM.
• U145D-00 - Dados Implausíveis Recebidos do TCM em D-PT.
• U1465-00 - Sinal de Pedido de Mudança do Condutor Implausível Recebido.
• P0456 - Pequena Fuga do Sistema EVAP.
• P258B - Desempenho da Bomba de Vácuo Eletrónica.
• P0503 - Sensor de Velocidade do Veículo 1 Errático.

O cliente também pode sentir um ou mais dos seguintes:
Motor Start Stop (ESS) desativado durante um arranque automático, exigindo que o condutor reinicie a chave (apenas Código de Vendas ERC).
• A mensagem ESS aparece no Centro de Informações Eletrónicas do Veículo (EVIC) “Falha de Reinício Stop/Start Necessária Detetada” (apenas Código de Vendas ERC).
• O cliente ou técnico pode não conseguir ler informações de dados do conector OBDII ao usar uma ferramenta de digitalização genérica (Código de Vendas ERF, apenas APAC).
• Marcha lenta irregular.
• Vibração sentida no assento em marcha lenta.
• Subtensão em marcha lenta, pouco antes de uma paragem completa.

Esta versão de software também inclui as seguintes melhorias de software:
• Impedir que a bateria auxiliar ESS seque em veículos conduzidos em regiões e condições quentes.
• Modificações dos controlos AGS para reduzir as temperaturas do compartimento do motor.
• Correção de RPM de retorno em casa num cenário de falha de pedal duplo.
• Melhorias para resolver uma paragem ocasional do motor durante uma situação de travagem de pânico a partir de 45 km/h (28 mph) em condições de estrada escorregadias.

DIAGNÓSTICO:
Usando uma Ferramenta de Digitalização (wiTECH) com os Procedimentos de Diagnóstico apropriados disponíveis em DealerCONNECT/Service Library, verifique se todos os sistemas relacionados estão a funcionar conforme projetado. Se DTCs ou condições de sintoma, diferentes das listadas acima, estiverem presentes, registe os problemas na ordem de reparação e repare conforme necessário antes de prosseguir com este boletim. Se o VIN de um cliente estiver listado no VIP ou na sua lista de VIN RRT, efetue a reparação. Se algum veículo que não esteja na lista de VIN apresentar o sintoma/condição ou DTC, efetue a reparação.

PROCEDIMENTO DE REPARAÇÃO:
NOTA: O Módulo de Controlo da Transmissão (TCM) deve ser atualizado para o software mais recente disponível na conclusão deste procedimento de reparação. Consulte todos os boletins de serviço publicados aplicáveis ​​para obter procedimentos de reparação detalhados e tempos de trabalho relativos à atualização do software TCM.
NOTA: Instale um carregador de bateria para garantir que a tensão da bateria não caia abaixo de 13,2 volts. Não permita que a tensão de carregamento suba acima de 13,5 volts durante o processo de flash.
NOTA: Se este processo de flash for interrompido/interrompido, o flash deve ser reiniciado.

1. **O módulo de controlo PCM tem o software mais recente já instalado?
• SIM>>> Este boletim foi concluído, use inspecionar LOP (18-19-06-9M) para fechar o RRT ativo.
• NÃO>>> Vá para o Passo 2.**
2. Reprogramar o PCM com o software mais recente. As instruções detalhadas para piscar módulos de controlo usando o Aplicativo de Diagnóstico wiTECH estão disponíveis selecionando a aba “AJUDA” do aplicativo.
3. Limpe quaisquer DTCs que possam ter sido definidos em quaisquer módulos devido à reprogramação. O aplicativo wiTECH apresentará automaticamente todos os DTCs após o flash e permitirá que sejam limpos.
4. Verifique se o TCM está programado com o software mais recente disponível. Consulte todos os boletins de serviço publicados aplicáveis ​​para obter procedimentos de reparação detalhados e tempos de trabalho relativos à atualização do software TCM.

POLÍTICA:
Reembolsável nos termos da garantia.
TEMPO PERMITIDO:
Operação de Trabalho Nº / Descrição / Categoria de Habilidade / Quantidade
18-19-06-9M / Módulo, Controlo do Motor (PCM) - Inspecionar (0 - Introdução) / 1- Reparação e Desempenho do Motor / 0,2 Hrs.
18-19-06-9X / Módulo, Controlo do Motor (PCM) - Inspecionar e Reprogramar (0 - Introdução) / 1 - Reparação e Desempenho do Motor / 0,2 Hrs.

NOTA: O tempo de conclusão esperado para a parte de download do flash deste procedimento é de aproximadamente 2 minutos. Os tempos reais de download do flash podem ser afetados pela conexão do veículo e pelas capacidades da rede.

CÓDIGO DE FALHA:
O revendedor deve escolher qual código de falha usar, dependendo se este é um Rapid Response Transmittal (RRT) ou um Boletim de Serviço.
• O código de falha “RF” é necessário para flash/reprogramação essencial do módulo e só pode ser usado após a confirmação de que o VIN está incluído no RRT.
• O código de falha “RF” (Flash Necessário) não pode mais ser usado em flashes do Boletim de Serviço. O código de falha “RF” deve ser usado em um RRT.
• Se a preocupação do cliente corresponder ao SINTOMA/CONDIÇÃO identificado no Boletim de Serviço, o código de falha CC deve ser usado. Ao utilizar este código de falha, os 3 Cs devem ser fornecidos.
RF Flash Necessário - RRT
CC Preocupação do Cliente

#7 ·
Eu encontrei isso enquanto procurava por outra coisa e pensei em postar uma atualização. A concessionária acabou aplicando a atualização no TSB para nossa van, e todos os códigos desapareceram. Já se passou mais de um ano e eles não voltaram desde a atualização.

• Like
Reactions: Bond007
#8 ·
Pergunta. Meu carro parou completamente enquanto estava parado em um sinal e quando o liguei novamente, a luz do A com um círculo ao redor e um ponto de exclamação acendeu. Li nos fóruns desta página que parece ser um problema comum com a bateria auxiliar. Levei-o a 3 lugares diferentes que me disseram que ambas as baterias foram testadas boas (com um lugar dizendo que foi testado bom, mas baixo). Também tivemos alguns problemas com a porta do lado do passageiro que não abria. Pensamentos? Achamos que eles estão relacionados? Você acha que é mais provável que seja a bateria auxiliar? Tenho uma consulta com a Chrysler na sexta-feira, mas tenho lutado com a decisão de correr o risco e apenas substituir a bateria auxiliar e tentar economizar US$ 100.

#9 ·
Pergunta. Meu carro parou completamente enquanto estava parado em um sinal e quando o liguei novamente, o A com um círculo ao redor e um ponto de exclamação acendeu. Li nos fóruns desta página, parece ser um problema comum com a bateria auxiliar. Levei-o a 3 lugares diferentes que me disseram que ambas as baterias foram testadas boas (com um lugar dizendo que foi testado bom, mas baixo). Também tivemos alguns problemas com a porta do lado do passageiro não abrindo. Pensamentos? Achamos que eles estão relacionados? Você acha que é mais provável a bateria auxiliar? Tenho uma consulta com a Chrysler na sexta-feira, mas tenho lutado para correr o risco e apenas substituir a bateria auxiliar e tentar economizar US$ 100.
Quando você diz "parou", presumo que você não se refere à parada normal do motor ESS com todos os outros itens continuando (rádio, ventiladores, etc.)

Se você colocar seu ano, acabamento e opções significativas em sua assinatura, isso ajuda os outros no fórum a focar seus conselhos.

Primeiro - você ainda está sob a garantia original de 36/36. Se sim, não há cobrança para a substituição da bateria. Entendo que a garantia estendida não cobre baterias.

Se você olhar para outros tópicos, para que as baterias sejam testadas corretamente, elas devem ser desconectadas umas das outras.

Consenso de outros tópicos:
1) Se uma bateria estiver completamente descarregada, ela nunca recupera a funcionalidade total e tem uma vida útil mais curta

2) Se uma das duas baterias estiver ruim, ela pode puxar e descarregar a outra bateria e ambas precisam ser substituídas.

3) Baterias com defeito causam todos os tipos de luzes de advertência e comportamento estranho

Boa sorte. Deixe-nos saber seu resultado.

#11 ·
O híbrido de 2020 tem esse recurso?
Não, apenas os modelos não híbridos têm esse recurso. Embora os modelos híbridos venham com a mesma bateria principal de 12V porcaria. Existem muitos tópicos que já discutem isso.

#13 ·
Eu também tive problemas com a minha bateria auxiliar no meu Chrysler Pacifica 2018. Nós não gostamos do recurso de parar/ligar e, honestamente, raramente estamos em uma cidade onde ele precisaria funcionar, de qualquer maneira (90% de direção em rodovia). Ao procurar ajuda em nossa concessionária, ele explicou que, como estava desligado o tempo todo, a bateria nunca teve a oportunidade de recarregar e, por isso, morreu. Eles queriam $290 pela bateria mais a mão de obra para trocá-la, e minha garantia estendida não cobria baterias. Então fomos para casa e a substituímos por $151. Depois que a bateria nova foi instalada, a luz de advertência não se apagou. Então, dirigi os 45 milhas de volta para minha concessionária, perguntei a eles se eles poderiam desligá-la. Eles disseram que a bateria teria que "aprender" a se carregar e que começaria a funcionar novamente em breve. Quando isso acontecesse, a luz se apagaria sozinha. 200 milhas depois, a luz ainda está acesa, e tenho medo de ter desperdiçado o dinheiro na minha nova bateria auxiliar. Alguém pode me dizer se a luz de advertência permaneceu acesa após a instalação da bateria nova e se ela REALMENTE aprendeu a se recarregar?
Eu tenho exatamente o mesmo problema! Eu odeio esta van! Eu odeio o centro de serviço da Chrysler! Nunca mais comprarei outro Chrysler!

#16 ·
Acabei de ter aquela luz acender esta manhã, logo na inicialização. Dirigi por 20 minutos, parei na Costco para abastecer e, na inicialização, a luz sumiu.

Eu credito aos poderes infinitos da Kirkland!
O meu problema é que o erro aparece logo de manhã, na inicialização. Uma simples reinicialização corrige imediatamente a mensagem de erro. Aprendi a dirigir na estrada e reiniciar a van ao mesmo tempo.

#15 ·
Recentemente, a van da minha mãe teve esse problema, com o qual eu acho que muitos dos modelos dela de 2018 começariam a lidar agora. Passei pelo transtorno (lendo esses fóruns) e assistindo ao YT, para descobrir que a bateria auxiliar provavelmente era o problema. Usei um prático analisador de bateria para determinar que ela estava descarregada, enquanto, curiosamente, o cara da autopeças precisou de duas tentativas para lê-la e também confirmar que estava descarregada. Por ser uma bateria de tamanho estranho, foi um transtorno encontrar um lugar na área metropolitana de BHM onde pudéssemos conseguir uma. A bateria principal está boa. Frustrantemente, meus pais dirigiram a van por um mês e a luz de advertência nunca se apagou. Eles a levaram ao revendedor da Chrysler (entre outros problemas, precisando lubrificar a porta deslizante também). O revendedor atualizou algo e cobrou US$ 170 deles, e a luz apagou. O que não consigo entender é por que o sensor IBS não concluiu seu processo de reaprendizagem automaticamente após o mês de direção. Desnecessário dizer que isso parece um sistema mal projetado, pois requer uma taxa de serviço de US$ 300 (se você pagar para que eles substituam a bateria e atualizem o software) se não estiver disposto a executar seus próprios comandos OBDII ou passar inúmeras horas analisando tópicos como este.

De acordo com esta postagem do fórum de aventuras com bateria descarregada, parece que ele deveria ter reaprendido em algum momento sem a intervenção necessária de ninguém....
Quando o IBS é ligado pela primeira vez ou é alimentado após uma desconexão de energia, ele entra em uma fase de “recalibração”, onde o IBS deve reconhecer o tipo de bateria e suas características e estado. Nesta fase, as tolerâncias nas funções de estado (SOC, SOF) são maiores do que em condições normais de trabalho. Quando o IBS é desconectado da bateria, o dispositivo perde sua memória armazenada. Quando a energia é restaurada, o IBS inicia um processo de reaprendizagem. Até que o processo de reaprendizagem seja concluído, informações precisas sobre o estado da bateria não estão disponíveis para outros sistemas do veículo. O processo de reaprendizagem do IBS requer cinco partidas normais, iniciadas pelo operador, com pelo menos quatro horas normais ou mais durante as condições ambientais frias do motor desligado entre cada partida. Normalmente, o processo leva alguns dias de operação do veículo para ser concluído. Lembre-se de que o processo de reaprendizagem é reiniciado toda vez que a energia é reconectada ao IBS.
Se o IBS estiver com defeito, ele não pode ser reparado, ele deve ser substituído.

#17 ·
Eu também tive problemas com a minha bateria auxiliar no meu Chrysler Pacifica 2018. Nós não gostamos da função stop/start e, honestamente, raramente estamos numa cidade onde ela precisaria funcionar, de qualquer forma (90% de condução em autoestrada). Ao procurar ajuda do nosso concessionário, ele explicou que, como ela estava desligada o tempo todo, a bateria nunca teve a oportunidade de recarregar e, por isso, morreu. Eles queriam $290 pela bateria mais mão de obra para trocá-la, e a minha garantia estendida não cobria baterias. Então fomos para casa e a substituímos por $151. Depois que a bateria nova foi colocada no lugar, a luz de advertência não se apagou. Então eu dirigi os 45 milhas de volta para o meu concessionário, perguntei a eles se eles poderiam desligá-la. Eles disseram que a bateria teria que "aprender" a se carregar, e começaria a funcionar novamente em breve. Quando isso acontecesse, a luz se apagaria sozinha. 200 milhas depois, a luz ainda está acesa, e eu tenho medo de ter desperdiçado o dinheiro na minha nova bateria auxiliar. Alguém pode me dizer se a luz de advertência deles permaneceu acesa após a instalação da bateria nova e se ela REALMENTE aprendeu a se recarregar?
Eu sei que este é um tópico mais antigo, talvez alguém possa comentar. Eu tenho o 2018 com ESS e uma bateria principal nova de 6 meses e não sei a idade da bateria menor. Talvez original, mas hoje mesmo recebi uma luz de idiota com ESS desativado, se eu trocar a bateria menor, a luz simplesmente apagará? Obrigado😪
Image

#18 ·
Eu sei que este é um tópico mais antigo, talvez alguém possa opinar. Tenho o 2018 com ESS e uma bateria principal nova, com 6 meses, e não sei a idade da bateria menor. Talvez original, mas hoje mesmo acendeu uma luz de aviso com o ESS desativado, se eu trocar a bateria menor, a luz simplesmente apagará? Obrigado😪 View attachment 51592
É possível. Especialmente se for a bateria auxiliar original. Uma bateria auxiliar ruim também pode matar uma bateria principal rapidamente. Eu faria a troca o mais rápido possível e veria se isso ajuda. Além disso, se puder, peça a alguém para escanear a van em busca de códigos de erro. Pode ser outra coisa que está acionando a desativação do sistema start-stop automático.

#25 ·
Eu também tive problemas com a minha bateria auxiliar no meu Chrysler Pacifica 2018. Nós não gostamos da função stop/start e, honestamente, raramente estamos em uma cidade onde ela precisaria funcionar, de qualquer maneira (90% de condução em rodovias). Ao procurar ajuda do nosso revendedor, ele explicou que, como ela estava desligada o tempo todo, a bateria nunca teve a oportunidade de recarregar e, por isso, morreu. Eles queriam $290 pela bateria mais a mão de obra para trocá-la, e minha garantia estendida não cobria baterias. Então fomos para casa e a substituímos por $151. Depois que a bateria nova foi instalada, a luz de advertência não se apagou. Então, dirigi os 45 milhas de volta para o meu revendedor, perguntei a eles se eles poderiam desligá-la. Eles disseram que a bateria teria que "aprender" a se carregar e que começaria a funcionar novamente em breve. Quando isso acontecesse, a luz se apagaria sozinha. 200 milhas depois, a luz ainda está acesa, e eu tenho medo de ter desperdiçado o dinheiro na minha nova bateria auxiliar. Alguém pode me dizer se a luz de advertência permaneceu acesa após a instalação da bateria nova e se ela REALMENTE aprendeu a se recarregar?
Eu sei que faz um tempo, você se lembra qual foi a sua solução, se alguma? Estou com o mesmo problema, acabei de substituir a bateria auxiliar e
círculo A! a luz ainda está acesa

#26 ·
Eu sei que faz um tempo, você se lembra qual foi sua solução, se houver alguma? Estou com o mesmo problema, acabei de substituir a bateria auxiliar e
círculo A! a luz ainda está acesa
Respondeu à sua outra postagem aqui. Luz de falha ESS

#30 ·
Meu Pacifica 2021 fez exatamente isso no mês passado. Já faz um tempo desde a sua publicação. Você acabou descobrindo e consertando? Se sim, o que você fez?
Há duas maneiras de desligar a luz de advertência ESS. Uma é substituir a bateria AUX e garantir que a bateria principal esteja boa. A outra é tentar o que é descrito neste tópico sobre como desconectar a bateria AUX sem a luz de advertência. https://www.pacificaforums.com/thre...-to-disconnect-aux-battery-and-run-just-off-the-main-with-no-errors-pics.47626/